terça-feira, 15 de maio de 2012

Dia duro

Uma das tarefas mais árduas de um treinador é saber separar a emoção da razão. Após um jogo desse tem que ser frio e analisar o que aconteceu. O que fez de bom levamos para o próximo jogo, o que faltou fazer, entender e levar para uma próxima vez. O que fez de errado mandar para um lugar bem longe. Da para imaginar para onde gostaria de mandar? Calma, apenas bem longe. Hoje foi um jogo daqueles duros de digerir. Um dia duro de se jogar, vento muito forte, que fique bem claro que esse vento estava para os dois jogadores. No primeiro set Gastão entrou respeitando mais do que deveria o adversário, Steve Darcis, Belga numero 62 do ranking da ATP. O jogador melhor ranqueado que enfrentou até hoje. Situação até normal de entender. Tinha dificuldade em se adaptar ao vento e reclamando um pouco a mais do que deveria. Quando parou de reclamar, se encontrou e virou totalmente a partida. Foi a vez do tenista Belga ficar louco com o vento, Gastão começou a ditar o ritmo do jogo e com muita autoridade fechou em 6/1 o segundo set. No terceiro, e melhor set da partida, muitas emoções, Gastão começou muito bem, quebra o serviço logo no segundo game e faz 2/1. A situação do jogo estava da seguinte maneira. De um lado da quadra vento a favor, facilitando o ataque, do outro lado onde o vento era contra, os dois jogadores encontravam muita dificuldade em atacar. Nas duas vezes em que gastão esteve na frente, as duas eram contra o vento. Nessa hora em que o jogador tem que ser agressivo e tomar conta do jogo,  Gastão estava do lado que era duro de atacar. Resultado perdeu o saque as duas vezes. Acredito que faltou um pouco de experiência de saber usar melhor o seu arsenal para conseguir superar essa dificuldade. Como dizem nas derrotas aprendemos mais, pois as vezes na vitória esquecemos os erros que cometemos. E ssa doeu 7/6 no terceiro. Espero que Gastão entenda o que aconteceu hoje e leve para as próximas partidas essa lição. Perder é muito duro, Gastão tem que ver que jogou muito bem ,e que aprenda mais um pouco com o que aconteceu hoje. Agora vamos começar a preparação para o qualy de Roland Garros, outro desafio bem complicado, mas ainda temos tempo para começar a pensar sobre isso.

4 comentários:

  1. Boas Jaime!

    acompanho o blog faz tempo, os jogos do Gastão sigo-os quase todos, e deixe que lhe diga que este foi o que mais gostei até hoje. na minha opinião de tenista de sofá, o Gastão mostrou hoje, finalmente, estofo para o top-100.perdeu, é verdade, mas mostrou muito ténis e, acima de tudo e o que mais gostei, cabeça fria nos pontos mais importantes do encontro. Na sua crónica referiu que o Gastão no 1o set entrou reclamando mais do que devia. Já tinha achado isso noutras partidas e hoje, quando botou isso pá trás das costas, abriu o livro por completo. Parabéns por uma derrota, parece brincadeira, mas neste caso os parabéns vão para o trabalho que vocês têm feito juntos. Força aí que o garoto parece preparado para explodir a qualquer momento ;)

    Abraço Rui dias

    ResponderExcluir
  2. Quem diria vc Jaime Oncins vc venceu o Número 1º do mundo Ivan Lendl num jogo realizado numa quadra de saibro só não lembro o local mas se procurar no youtube vai encontrar este jogo . tenho saudades vendo vc jogar no clube em são paulo torneios grandes , campeonatos grandes realizados em grandes clubes aberto , vc jogava muito só não entendi o pq parou de jogar ( ouvi dizer que vc teve ou tinha problemas de saúde ) . é isso . forte abraço . Jaime lembra do casio motta ? luiz mattar ? saliole ? brasil na sua época teve grandes jogadores de tênis pena que os empresários não investe nos jovens tenistas brasileiros comparados a paises la fora.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rui , também acho que e questão de tempo para Gastao estourar. Valeu Marcelo pelas lembrancas

    ResponderExcluir

comente