terça-feira, 7 de junho de 2011

Uma das maiores duras que tomei...

Hoje vou escrever sobre um momento de minha carreira. Na verdade uma das maiores duras que tomei em uma partida. O ano era 1992, o jogo de Copa Davis contra Itália, a partida era a quarta do confronto, e  o adversário Stefhano Pescosolido. O Brasil era formado por Luiz Mattar, Cássio Motta, Fernando Roese e eu. O treinador Paulo Cleto. Vencíamos o confronto por dois a um. No primeiro dia em um jogo duríssimo, Mattar é derrotado por Omar Camporese, depois em cinco sets venço Paolo Cané. No segundo dia a nossa dupla formada por Roese e Motta, bate os italianos Camporese/ Nargiso. Entramos no terceiro dia precisando apenas de uma vitória para levar o Brasil a semi final do grupo mundial. Jogo a primeira partida do dia contra Pescosolido. Um jogador que sacava muito bem e que tinha uma bela direita. Começo a partida muito bem, sempre gostei de jogar Davis, na minha cabeça era o único momento que tínhamos a verdadeira oportunidade de jogar por nosso país, é a hora que o Brasil todo está torcendo e te acompanhando. Normalmente o tenista está do outro lado do mundo e ninguém tem a menor ideia do que se passa com ele. Na Davis não, todos os fãs de tênis estão assistindo naquele dia. Até hoje, se me perguntam se sinto falta do circuito, respondo que sinto falta de Copa Davis, sempre que fui me entreguei de corpo e alma. Voltamos ao jogo senão começo a chorar rsrsrs... Como escrevi antes comecei muito bem, não dando chances ao italiano, venci os dois primeiros sets e a torcida crescia comigo, era uma sensação maravilhosa, quando começou o terceiro set Pescosolido esboçou uma reação, os torcedores italianos começaram a me perturbar todo momento que eu passava por perto deles. Falavam que eu estava cansado e começaram a entrar em minha cabeça. Hoje percebo com clareza o que aconteceu, comecei a ficar nervoso com o jogo e parei completamente . Perdi o terceiro set, nessa época, entre o terceiro e quarto set, havia um intervalo de dez minutos, os dois times saiam para o vestiário. Ao entrar no vestiário sentei e pedi para a fisio da equipe, Silviane Vezani, uma das melhores que já conheci, soltar um pouco as minhas pernas. Agora vem a dura..... Quando ela já estava se posicionando para começar, Paulo Cleto solta o verbo...."Tira a mão dele, que foi ta se borrando? Você não é  de se borrar ,pode parar, volta lá e acaba com isso, eu te conheço você não é cag...." As pessoas tem que saber levar dura, eu estava precisando, realmente eu estava com medo. Hoje vejo que foi fundamental escutar aquilo, na verdade troquei algumas palavras aqui, não poderia escrever ao pé da letra o nosso diálogo, na real um monólogo, pois só escutei. Só sei que na hora levantei e comecei a pular, as minhas palavras foram " to bem , to bem" . Voltei pra quadra e depois de três games jogados Pescosolido começa a ter cãibra no corpo inteiro e tem que se retirar. Vitória do Brasil e nos classificamos para semi final. A dura foi necessária e, hoje, eu e Paulo, rimos desses momentos.  Muitos não sabem lidar com esse tipo de reação e já arrumam a desculpa para derrota. Paulo me conhecia bem e sabia que podia tirar mais de mim, eu já tinha mostrado que não era cag...............           

4 comentários:

  1. Assino embaixo. Nunca foi mesmo cagão mesmo, muito pelo contrário, e ao contrário de outros que vivem cantando de galo por aí. Aquele e muitos outros jogos mostraram. E eu não falei nada disso aí - foi com carinho, tranquilidade e poucas palavras. Paulo Cleto

    ResponderExcluir
  2. Eh! teacher ainda bem que o Paulo Cleto te deu essa dura, alias acho que isso faz muita falta hoje em dia viu, e com a tua experiencia bem que alguem podia abrir os olhinhos e te convidar pra ser nosso tecnico heim!!! Ia ser uma beleza ja pensou???
    Beijos
    Zete

    ResponderExcluir
  3. Bem falado, Paulo.

    Um bom treinador não é só quem sabe treinar bem o seu discipulo, mas aquele que sabe tirar o maior rendimento mental do jogador.

    Os bons jogadores sem cabeça nunca chegarão a níveis top.

    Conta mais, Jaime!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

comente